O número pi (π) representa o valor da razão entre o perímetro (p) e o diâmetro (d) de uma círculo qualquer (p/d = 3,1415...). Ou seja, esse valor permanecerá o mesmo independentemente do tamanho da circunferência, que pode ser uma moeda, uma roda de carro, um cd, etc. Esse é um número irracional, portanto possui infinitas casas decimais não periódicas.
Nunca saberemos todas as casas decimais de π, justamente porque esse número é infinito, mas muitos matemáticos já conseguiram calcular muitas (muitas mesmo) casas decimais de pi, vejamos.
Em aproximadamente 250 a. C., Arquimedes conseguiu calcular as 3 primeiras casas decimais de π.
No ano 480, Zu Chongzhi conseguiu calcular o total de 7 casas decimais. Conforme o tempo foi passando, os matemáticos foram descobrindo mais e mais casas decimais de π.
Atualmente, com o auxílio de super computadores, os matemáticos conseguiram descobrir um número inimaginável de casas decimais de π. Para se ter uma ideia, em 2013, estudiosos da Universidade de Santa Clara, nos EUA, conseguiram descobrir 8.000.000.000.000.000 casas decimais de π, o que é realmente incrível!
Fonte: Educa Mais Brasil.
Comments