top of page
Buscar
Foto do escritorGustavo Schreiber Nunes

REGRA DE 3 SIMPLES

Atualizado: 19 de jan. de 2021

Você sabe como utilizar a regra de 3 para resolver problemas de proporção? Então leia até o final que você irá aprender.


Primeiramente, precisamos saber que a regra de 3 só pode ser aplicada em problemas que envolvem algum tipo de proporção, ou seja, em que as quantidades de dois objetos estejam relacionadas


Vamos utilizar um exemplo prático para trabalhar a regra de 3. No total são necessários 4 passos para resolver o problema.





EXEMPLO: Uma gráfica produz 500 cartões em 2 horas, quantos cartões ela irá produzir em 9 horas?


1º PASSO: Primeiro devemos identificar quais são as duas quantidades que estamos trabalhando. No nosso exemplo, podemos ver que estamos lidando com um certo número de cartões e também com um certo número de horas. Então nossas duas categorias serão CARTÕES e HORAS.


2º PASSO: Em seguida vamos colocar as quantidades correspondentes a cada categoria. É preciso muita atenção nesse passo, pois somente devem estar na mesma linha números correspondentes.

Por exemplo, temos que 500 cartões equivalem a 2 horas, logo estes dois números devem estar na mesma linha, um na coluna "cartões" e o outro na categoria "horas".


Além disso, queremos descobrir quantos cartões equivalem a 9 horas, portanto devemos colocar um "X" e um 9 na segunda linha, cada um em sua respectiva categoria.


Nosso esquema deve estar então da seguinte maneira:


Cartões Horas

500 2

x 9


3º PASSO: Agora, precisamos ver se a proporção entre as duas quantidades é direta ou inversa, isso é bem simples. Precisamos apenas pensar o seguinte: Se aumentarmos o número de horas, a quantidade de cartões irá aumentar ou diminuir?


Se as duas quantidades aumentarem juntas, a proporção é direta.

Se uma quantidade cresce enquanto a outra decresce, temos que a proporção é inversa.


4 PASSO: Agora basta montar a equação.

No nosso caso, a proporção é direta, então devemos multiplicar cruzado, ou seja, devemos ter que:


500.9 = 2.X


Resolvendo esta equação, temos que X = 500.9/2, logo X = 2250.


Caso a proporção fosse inversa, deveríamos multiplicar os números em linha reta e a nossa equação seria 500.2 = 9.X, levando a um resultado diferente.


Ficou com alguma dúvida, então deixe ela nos comentários que a gente responde para você!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

60 visualizações0 comentário

Comments


logo.jpeg
bottom of page